Com energia solar tomadas USB são instaladas no campus

Com o lema “Aproveite mais o sol, recarregue aqui seu celular”, os professores Romeu M. Szmoski e Celso de G. Quadros, do DAFIS, Thiago A. Alves do DAMEC e o Pós-doutorando Vinícius M. Lenart disponibilizaram para a comunidade acadêmica do câmpus Ponta Grossa da UTFPR, tomadas USB para recarga de bateria de celular, com a energia proveniente de placas solares instaladas na entrada do câmpus.

Estas placas são oriundas de um projeto anterior, o PRODEEM (Programa de Desenvolvimento de Estados e Municípios), datado de 2001, do Ministério de Minas e Energia, em convênio com o Ministério da Educação, do qual a UTFPR, na época CEFET – PR, recebeu dois conjuntos de equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica. O projeto teve a participação de outros servidores da UTFPR, entre eles o próprio professor Celso, do DAFIS, o servidor Edson J. Chaicoski, responsável pela divisão de obras e manutenção, e a Companhia Paranaense de Energia – COPEL.

Os dois sistemas fotovoltaicos recebidos são compostos por painéis solares, controladores de carga, baterias e inversores. Um deles, com potência de 120 W, composto por três placas de 40 W foi instalado na entrada do câmpus da UTFPR de Ponta Grossa. O outro, com potência de 800 W, foi instalado em uma comunidade rural pertencente ao município de Campo Largo, que faz divisa com o município de Ponta Grossa pelo distrito de Itaiacoca, o qual não dispunha de energia elétrica na época. Esse sistema  atendia 16 casas com 2 ou 3 pontos de iluminação e uma tomada, onde era possível ligar dispositivos de baixa potência, como um rádio ou um aparelho de televisão (aliás, somente em duas das casas havia televisão). No entanto, logo que companhia de energia elétrica de Campo Largo, a COCEL (que atende o município de Campo Largo e não pertence à COPEL), passou a fornecer energia elétrica convencional para a comunidade em questão, o sistema fotovoltaico foi desativado e retornou ao câmpus da UTFPR, em Ponta Grossa.

Parte das placas solares que vieram da comunidade, um controlador de carga e um inversor, foram transferidos ao departamento de Eletrônica, possibilitando aos professores a realização de pesquisas relacionadas a sistemas fotovoltaicos com seus alunos. Em relação ao conjunto de painéis solares instalados na entrada do câmpus, em 2016, os professores Romeu e Celso passaram a estudar o comportamento destas placas e a condição de irradiação solar sobre elas, utilizando, para isso, um microcontrolador Arduino. O trabalho contou com a participação de um aluno de Iniciação Científica, cujos resultados foram apresentados no SICITE.

Em 2017 o professor Thiago passou a integrar o projeto e, juntos, tiveram a ideia de disponibilizar tomadas para os alunos e servidores recarregarem as baterias dos celulares. Assim, neste início de 2018, usando recursos próprios e contando com o apoio da DIOMAI e DESEG representada pelos servidores Edson J. Chaicoski e Luciano M. Koch, respectivamente, foram instaladas, no bloco K, quatros tomadas com entradas USB, sendo duas no térreo e duas no primeiro andar.

Nesta fase o projeto é experimental e o objetivo é levantar dados sobre o uso, as necessidades e os problemas, porém, futuramente, os integrantes do projeto pretendem disponibilizar as tomadas de recarga também em outros blocos e pontos de grande concentração de alunos, visando um atendimento mais amplo à comunidade.

Artigo original:

portal.utfpr.edu.br: http://portal.utfpr.edu.br/noticias/ponta-grossa/sustentabilidade-1

Site acessado em: 19/03/2018