Detecção de buracos negros a partir de ruídos

A descoberta de ondas gravitacionais gerou uma área de estudo própria. Hoje é possível detectar buracos negros, por exemplo, utilizando as ondas. Porém, a cada 15 segundos, em média, estrelas de nêutrons binarias se fundem e só conseguimos detectar algumas delas.

 

O VIRGO e o LIGO (observatórios) são utilizados para detectar mudanças nas ondas gravitacionais. Para isso, é disparado um laser contra um espelho a uma distancia grande(o LIGO, por exemplo, tem uma distancia de 3000km até o espelho). Para detectar a criação de 1 buraco negro tem de haver uma interferência na recepção do laser de fração de segundo, enquanto para detectar a fusão e estrelas binarias há uma interferência que pode chegar a minutos.

 

Para se aceitar uma evidência é necessário ter uma probabilidade de pelo menos 99,99% de certeza que se trata de um fenômeno cósmico. Por conta disso, há muitos dados perdidos, que não chegaram a probabilidade mínima de certeza. Pesquisadores da área mostraram que dados cruzados das detecções do VIRGO e do LIGO sobre esses ruídos, podem aumentar a sensibilidade dos sensores. Eles ressaltam que esse método é ótimo apenas para ondas aleatórias e sobrepostas.

 

Com esse novo trabalho será possível fazer uma detecção em dias ao invés de anos, como acontece atualmente.

 

Para saber mais sobre buracos negros e ondas gravitacionais:

phys.org:https://physics.aps.org/articles/v11/36

sites acessados em 17/04/2018