Detector de ondas gravitacionais super-sensível é inventado

Em 2016 foi detectado pela primeira vez ondas gravitacionais,  já previstas por Einstein em 1915 na teoria da relatividade geral. E após isso, novos e melhores métodos para sua detecção vem sido experimentados.

 

Por conta do principio da incerteza quântica (para mais detalhes sobre incerteza quântica: http://dafis.pg.utfpr.edu.br/incerteza-de-heisenberg-e-driblada/) havia um limite para a detecção de ondas gravitacionais. Porém, um grupo internacional de cientistas apresentaram um modelo que pode driblar esse fenômeno e aumentar o limite de percepção para medir as ondas gravitacionais.

 

O entrelaçamento quântico se trata da ligação entre duas partículas, onde por, motivos ainda não compreendidos completamente, se uma altera seu estado, a outra também alterará, como se fossem uma só. O entrelaçamento quântico é a base para a mecânica quântica.

 

A ideia base nesse novo método é usar 2 vezes os detectores atuais. Na primeira vez, fótons são alterados pelas ondas gravitacionais. Enquanto na segunda vez, a intenção é mudar o entrelaçamento quântico de modo que a incerteza quântica não é mais detectada, nem atrapalha nas medições.

 

Para saber mais sobre ondas gravitacionais e entrelaçamento quântico:

phys.org: https://phys.org/news/2017-05-physicists-einstein-spooky-entanglement-super-sensitive.html

site acessado em 21/05/2017