Dois hologramas em uma superfície

Pesquisadores conseguiram criar uma superfície de silício que dependendo do angulo que é observada, reflete uma cor diferente. Hologramas são imagens 3D codificadas em 2D. Assim que um laser é disparado é possível ver uma uma imagem pular da superfície, independentemente do angulo… até agora.

 

Os pesquisadores conseguiram criar uma superfície de oxido de silício e alumínio com algumas centenas de nanômetros (em comparação, um fio de cabelo tem cerca de 100 000 nanômetro). Ela possui “colunas”(cada uma representando um pixel da imagem) com formatos e tamanhos diferentes, permitindo que, por exemplo, se a luz atingi-la com um angulo de 0º é refletida a luz branca e se atingi-la com 30º é refletida a luz vermelha.

 

Essa propriedade permite armazenar duas imagens distintas em uma única superfície sem perder resolução. Os estudos apontam que é possível armazenar mais de duas imagens, porém sua dificuldade aumentaria e eventualmente encontrariam um limite físico.

 

Apesar de estar longe de um uso prático, devido sua dificuldade de produção, essa tecnologia pode vir a ser útil em realidade aumentada.

 

Para saber mais sobre hologramas 2 em 1:

sciencedaily.com: https://www.sciencedaily.com/releases/2017/12/171211192722.htm

sites acessados em 15/12/2017