é possível fazer transistores mais eficientes utilizando materiais com proteção dupla para elétrons

Os transistores controlam a passagem de corrente elétrica através de um interruptor. São utilizados pra definir o valor dos bits de um computador, os transistores podem se tornar mais eficiente caso a tecnologia usada seja substituída por transistores spintrônicos, onde os interruptores funcionam mudando a direção do spin dos elétrons, os físicos Carlos Mera Acosta e Adalberto Fazzio, propõem uma maneira de construir um transistor spintrônico utilizando uma classe de materiais chamadas de isolantes topológicos duais.

Os isolantes topológicos são ideais para a spintrônica, pois possuem uma propriedade que protege os elétrons contra espalhamento, quando estes estão percorrendo a sua superfície, sendo assim a energia, momento e spin são preservados. A origem dessa proteção é da equação que define o comportamento dos elétrons nestes materiais, chamada de simetria de reversão temporal.

Recentemente, foram descobertos isolantes topológicos que além da simetria de reversão temporal, possuem outras simetrias que protegem contra o espalhamento, como a simetria de espelho, que obriga os elétrons a manterem uma direção específica de spin, com relação a um plano, os pesquisadores querem utilizar um campo elétrico externo para quebrar a simetria de espelho, fazendo com que haja direções de spin diferentes, podendo usar as direções do spin para marcar o “zero” ou “um, e ainda mantendo a proteção topológica.

Para mais informações acesse:

www.sbfisica.org.br: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/845-transistores-mais-eficientes-podem-ser-feitos-de-materiais-com-protecao-dupla-para-eletrons

site acessado em 10/02/2019