É registrado a mais massiva e mais distante fusão de buracos negros

No dia 3 de dezembro de 2018 foi anunciado pela colaboração científica dos observatórios de ondas gravitacionais LIGO e Virgo a descoberta de quatro eventos de fusão binaria de buracos negros. Estes eventos haviam sido descobertos em observações realizadas entre 2015 e 2017, porém ainda não tinham sido anunciadas, entre os eventos anunciados está o GW170729, que é o mais massivo e mais distante já detectado.

O GW170729 aconteceu a mais de 5 bilhões de anos, em um período onde o nosso sol ainda nem existia, muito menos o planeta terra. Envolveu buracos negros de 51 e 34 massas solares e emitiu quase 5 massas solares de energia no pulso de radiação gravitacional.

LIGO e Virgo já tem 10 eventos registrados, quanto mais eventos deste tipo forem descobertos, mais saberemos sobre os mistérios sobre os buracos negros, além de ser possível testar melhor a teoria da relatividade geral de Einstein.

Para mais informações acesse:

sbfisica.org.br: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/834-ligo-e-virgo-registram-fusao-de-buracos-negros-mais-massiva-e-distante-ja-observada

sites acessados em 06/01/2019