Einstein estava certo… de novo.

Astrônomos, com ajuda do telescópio Hubble e o telescópio do observatório europeu Sul, fizeram a medição de gravidade fora do nosso sistema solar mais precisa da história. Só foi possível medir pois, Einstein estava certo em sua teoria geral da relatividade para escalas galáticas.

 

A teoria geral da relatividade foi proposta por Einstein em 1951. E até agora, ninguém havia conseguido prova-la para proporções astronômicas. Em 1929 foi descoberto que o universo está se expandindo. E em 1998 foi descoberto que o universo está se expandindo mais agora do que antigamente. O problema é que essa teoria se baseia na teoria geral da relatividade em proporções astronômicas, que até então não havia sido provada.

 

A teoria geral da relatividade diz que a gravidade distorce o espaço. Então, se houver duas galáxias alinhadas no nosso campo de visão, acontecerá um efeito onde será possível ver mais de uma imagem da galaxia de trás.

 

A principal dificuldade é medir a massa de galáxias, por estarem muito distantes. Entretanto, a galáxia ESO325-G004 está suficientemente próxima para fazer essa medição. Medindo a velocidade que as estrelas dessa galáxia estão se movendo foi possível calcular a gravidade necessária para segurar tudo em orbita. Com a ajuda do telescópio Hubble, compararam a massa com outros dados e obtiveram exatamente o que a teoria da relatividade geral previu, com 9% de precisão. A mais precisa medição fora do nosso sistema solar de uma unica galáxia.

 

Para saber mais sobre qubits e entrelaçamento:

sciencedaily.com: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/06/180621141043.htm

phys.org: https://phys.org/news/2018-06-einstein-galaxy.html

 

site acessado em 27/06/2018