Buracos negro ou matéria escura?

O campo de Higgs talvez tenha gerado buracos negros no princípio do universo que agora servem como matéria escura.

 

Para começar o campo de Higgs esta presente em todo o universo. E com ele está a partícula de bóson Higgs. Quando uma matéria passa por esse campo, acaba interagindo com as partículas e perde energia. Essa perda é o que determinaria a velocidade máxima no universo (velocidade da luz).

 

Há uma teoria que diz que a matéria escura seria formada por uma boa quantidade de buracos negros, que formariam flutuações a partir de instabilidade no campo de Higgs no começo do universo.

 

Cientistas há muito estudam a possibilidade do universo existir num “falso vácuo”. Isso se tornou muito interessante quando descobriram que uma matéria com baixa energia pode talvez existir no campo de Higgs.

 

Cientistas do Catalan Institution for Research and Advanced Studies (ICREA) na Espanha e da University of Geneva nos USA descobriram que esse mecanismo poderia criar matéria escura possibilitando a criação de galáxias e outras estruturas presentes no universo.

Isso teria acontecido nos primórdios do universo criando vários buracos negros microscópicos. Essa teoria bateria com a data estimada para a criação da matéria negra.

 

Para saber mais sobre campo de Higgs, bóson Higgs e matéria escura:

phys.org: https://physics.aps.org/synopsis-for/10.1103/PhysRevLett.120.121301

wikipedia: https://simple.wikipedia.org/wiki/Higgs_field

 

sites acessados em 28/03/2018