Já é possível “teletransportar” portas quânticas

Pesquisadores da universidade de Yale conseguiram demonstrar uma das principais etapas para a construção de um computador quântico modular, o “teletransporte” de uma porta quântica entre dois qubits.

Para desenvolver esse novo trabalho foi usado o princípio de teletransporte quântico, característica exclusiva da mecânica quântica, que já foi usada para transmitir estados quânticos desconhecidos entre duas partes sem enviar fisicamente o estado propriamente dito. Usando uma teoria desenvolvida na década de 1990, os pesquisadores de Yale conseguiram demonstrar de forma experimental uma operação quântica (também chamado de porta quântica) sem depender de uma interação direta.

Os pesquisadores estão investigando uma abordagem modular à computação quântica, a modularidade já se provou diversas vezes ser uma estratégia excelente para a criação de sistemas grandes e complexos, sendo que a arquitetura modular quântica consiste em uma coleção de módulos que seriam pequenos processadores quânticos que se conectam a uma rede maior, cada modulo tem um isolamento natural que reduz interações indesejadas, porém por conta deste isolamento as interações entre módulos acaba se tornando um problema, uma forma de executar essas interações seria usando as portas teleportadas.

Um computador quântico totalmente útil poderia ser mais rápido do que qualquer supercomputador atual, e os pesquisadores de Yale não estão medindo esforços para criar os primeiros computadores quânticos realmente funcionais.

 

Para saber mais sobre o “teletransporte” de portas quânticas acesse:

phys.org: https://phys.org/news/2018-09-teleport-quantum-gate.html

 

site acessado em 06/09/2018