Lataria de veículos sendo usadas como bateria

Faz algum tempo que engenheiros tentam utilizar a lateria de veículos como peças que além da função estrutural e de segurança também sejam capazes de atuar como baterias, uma equipe sueca descobriu que é possível utilizar a fibra de carbono como um eletrodo de uma bateria de lítio, essa descoberta pode contribuir com a redução de peso e aumento da autonomia, não só de veículos terrestres mas também de aviões elétricos.

Os eletrodos das baterias de lítio são comumente feitas de carbono, porém não na forma de fibra. O professor Leif Asp, da Universidade de Tecnologia Chalmers e sua equipe demonstraram que a microestrutura da fibra de carbono influencia suas propriedades eletroquímicas, ou seja, a capacidade da mesma operar como um eletrodo de uma bateria, sendo assim agora é de conhecimento da equipe a maneira correta de fabricar uma fibra de carbono multifuncional que tenha alta capacidade de armazenamento de energia mantendo uma rigidez suficiente para servir de estrutura.

A fibra de carbono multifuncional tem menos rigidez, Porém isto é resolvido aumentando a espessura dos compósitos de fibra de carbono, sendo que isso ainda traz o benéfico do aumento da capacidade de armazenamento de energia.

A equipe já está se juntando aos setores automotivo e de aviação para começar os testes da nova tecnologia.

Para saber mais sobre como a fibra de carbono pode ser usado como bateria acesse:

www.inovacaotecnologica.com.br: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fibra-carbono-armazena-energia-lataria-carros&id=010170181025#.W9G3nHWYXeMs

site acessado em 25/10/2018