Mais pistas sobre matéria escura

Acredita-se que 85% do universo é composto de matéria escura. Porém, por não absorve, refletir ou emitir luz, faz com que sua detecção seja bem complicada. Apesar da certeza que essa matéria existe, ainda não se tem certeza de como ela interage com as outras, se é que interage.

 

Atualmente é pesquisado WIMPS, sigla inglesa para interação fraca de partículas massivas. Em contrapartida, um grupo de pesquisadores internacionais resolveram estudar SIDM, sigla inglesa para modelo de auto-interação de matéria escura.

 

Os cientistas procuraram no Pandax-II (experimento de detecção de matéria escura), sinais de interação entre a matéria escura e outras. Com isso, conseguiram determinar o maior limite da força de interação entre matéria escura e matéria visível com um mediador de luz. Constante que é utilizada para determinar propriedades astrofísicas da matéria escura.

 

A descoberta de uma interação da matéria escura com outra matéria é um dos principais desafios da física moderna e representa a maior chance de entender as propriedades da matéria escura.

 

Para saber mais sobre LEDs e lúmen:

sciencedaily.com: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/07/180713093545.htm

phys.org: https://phys.org/news/2018-07-experimental-aimed-dark-interacts-ordinary.html

 

sites acessado em 17/07/2018