Materiais que “derretem ao contrário”

Geralmente quando um material em estado cristalino é aquecido ele passa para o estado líquido, como por exemplo: as moléculas de água que formam o gelo, passam do estado cristalino para o líquido nas temperaturas acima de 0 °c. Porém pesquisadores observaram em laboratórios filmes ferromagnéticos nos quais acontece o inverso, quanto mais estes materiais são aquecidos mais ordenados ficam suas moléculas.

Os ímãs microscópicos dos filmes ferromagnéticos sofrem a ação de duas forças eletromagnéticas que competem entre si, algo semelhante acontece em outros materiais como os compostos por dois tipos de blocos de polímero e as soluções coloidais, esses materiais podem gerar estruturas microscópicas que tenham interesse para a nanotecnologia. Simulações realizadas pelos pesquisadores preveem que estes materiais também podem sofrer o derretimento inverso. Este fenômeno acontece quando há o aumento de temperatura e o material passa de uma fase homogênea para uma fase modulada, os pesquisadores concluíram que para a transição inversa acontecer é necessário que a escala de energia das duas fases sejam parecidas.

Para saber mais acesse:

www.sbfisica.org.br: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/858-estudo-determina-quando-cristais-derretem-ao-contrario

site acessado em 06/03/2019