Novo método para transmissão de qubits

Hoje em dia estamos cercados de informações que são transmitidas a todo instante. Os bites são a forma de transmissão mais comum, podendo assumir 2 estados, 0 ou 1. Ativo ou inativo. Ligado ou desligado. Alto ou baixo. Pesquisadores vem pesquisando sobre qubits a um bom tempo. Com essa nova unidade de dados é possível assumir mais de 2 valores. Fazendo com que haja uma melhora na parte de armazenamento e transmissão de dados.

 

O problema de se usar qubits é sua fragilidade. Apesar de possibilitar mais “poder de fogo” em relação ao bit, o qubit não é capaz de ser transmitido por meios tradicionais de troca de informação. Quando esse dado é transmitido ele tem o nome de “qubit voador” (tradução livre), por se tornar algo como um fóton, apenas voltando a se tornar um qubit quando chega na outra ponta, o que dificulta seu controle.

 

Pesquisadores de ETH, Zurique conseguiram transmitir uma informação de um qubit a outro, que estavam distantes, com uma taxa de certeza bem alta. Para isso foi utilizado um cabo coaxial (cabo de antena). O estado quântico do qubit foi passado para um fóton de microondas de um ressonador utilizando pulsos de microondas.

 

Com uma taxa de sucesso de 80% os pesquisadores querem agora utilizar 2 qubits em cada transmissor, possibilitando assim a troca de entrelaçamento. Processo que é útil para computadores quânticos.

 

Para saber mais sobre qubits e entrelaçamento:

sciencedaily.com: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/06/180614213700.htm

 

site acessado em 21/06/2018