Ondas eletromagnéticas guiadas por uma linha muito fina

Quando no titulo desse artigo é dito que uma onda eletromagnética é guiada por uma linha fina, se trata de uma linha infinitesimal.

“A linha guia de onda não é mais do que uma linha, que é uma área de interação entre duas chapas ou planos adjacentes. Isso também leva a uma concentração de campo muito alta, e os campos eletromagnéticos realmente têm uma singularidade na linha, o que significa que eles se aproximam do infinito no limite matemático. Claro, em materiais reais com espessura finita, os campos não podem ser infinitos, mas ainda podem estar muito concentrados “, explica Sievenpiper, um dos autores da pesquisa realizada a partir da parceria das universidades de City University, Hong Kong e University of California, San Diego.

Para provar sua eficacia o time mostrou que a propriedade se mantem mesmo em linhas curvas, garantindo assim maior controle e maior chance de ser usado industrialmente.

O objetivo para estudos futuros é transformar essa aplicação em circuitos ópticos e encontrar outros materiais que possibilitam a reconfiguração do sentido da onda.

Para saber mais sobre a linha que guia ondas eletromagnéticas:

phys.org: https://phys.org/news/2017-09-physicists-electromagnetic-infinitesimal-line.html

sites acessado em 18/09/2017