Ondas geradas em Ralos Imitam as Oscilações de Buracos Negros

Um experimento desenvolvido no laboratório de física da universidade de Nottingham, no Reino Unido, demonstra como as oscilações de um tanque d’água se assemelham às ondas gravitacionais que são emitidas pela colisão entre buracos negros.
O trabalho é baseado na analogia entre buracos negros com rotação e o vórtice que se forma no ralo de uma banheira. Quando próximo ao ralo, a velocidade do fluido é maior do que a das ondas que se propagam na superfície da água, sendo assim a região próxima ao ralo é uma analogia ao interior ao buraco negro.
A fusão de dois buracos negros emitem ondas gravitacionais até o mesmo atingir o estado de equilíbrio. As ondas geradas no estado final desse processo são conhecidas como modo quase-normais.
Os pesquisadores estudam como as oscilações análogas aos modos quase-normais em um vórtice de ralo de banheira são afetadas pela vorticidade do fluido.

Para mais informações acesse::

physics.aps.org:  http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/826-ondas-d-agua-em-ralo-imitam-oscilacoes-de-buracos-negros

site acessado em 09/12/2018