Ondas gravitacionais podem revelar origem de buracos negros

Os estudos com ondas gravitacionais de estrelas de nêutrons e buracos neros estão a todo vapor. Até então a teoria principal da origem de um buraco negro é vinda da morte de uma supernova, logo, não podia existir buraco negros antes de estrelas. Savvas Koushiappas da Brown University, Rhode Island, e Abraham Loeb of Harvard University tentaram provar essa teoria.

Com essa tese inicial eles calcularam o redshift (alteração na frequência da luz por conta das velocidades diferentes entre fonte e observador) esperado ver nos buracos negros e sua variação anual. Por tanto, nos próximos anos, com mais observações e medições será possível dizer se os buracos negros são vindos somente de supernovas, levando em consideração a época estimada para os primeiros buracos negros (tempos depois do Big-Bang, quando surgiu a primeira supernova).

Para saber mais sobre buracos negros e ondas gravitacionais:

physics.aps.org: https://physics.aps.org/synopsis-for/10.1103/PhysRevLett.119.221104

sites acessados em 11/12/2017