Pesquisadores levitam água em busca de metais

Apesar de haver inúmeros analisadores de água, para descobrir se há algum tipo de metal nela, é necessário enviar uma amostra para um laboratório especializado.

 

Pesquisadores da Ciencias Físicas UNAM, Mexico deram o primeiro passo para o desenvolvimento de um equipamento para facilitar esse processo. Mostraram que, se levitarem a água com ondas sonoras, é possível usar um laser para evapora-la, e assim, gerar plasma que contém a assinatura de elementos presentes.

 

A estratégia de gerar plasma para ler a assinatura do material é conhecida como espectroscopia de ruptura induzida por laser, LIBS em inglês.

 

Essa tecnologia será muito benéfica para a sociedade como um todo, visto que, se mesmo pequenas quantidades de metal estiverem na água que será consumida, pode fazer muito mal a uma pessoa. Podendo vir a prevenir casos como o visto em Flint, Michigan, USA e nível de contaminação de resíduos de industrias.

 

 

 

Para saber mais sobre LIBS e a nova técnica:

sciencedaily.com: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/05/180503142712.htm

phys.org: https://phys.org/news/2018-05-levitate-droplets-contaminant.html

 

Para saber mais sobre a crise de Flint:

folha.uol.com.br: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/01/1732286-contaminacao-em-agua-de-flint-nos-eua-gera-pressao-por-renuncia.shtml

 

sites acessados em 08/05/2018