sensor transforma impressões digitais moleculares em código de barras

Hoje em dia a espectroscopia de infravermelho é o método mais utilizado para detectar e analisar componentes orgânicos. O problema deste método é que é um procedimento complicado e caro principalmente. Além de ser pouco sensível e ser necessário varias amostras.

Pesquisadores da EPFL’s School of Engineering e da Australian National University desenvolveram um sistema nanofotônico que é capaz de identificar as características de absorção de uma molécula sem a necessidade da espectrometria convencional.

Para isso foi criado uma superfície com vários sensores minúsculos (metapixel). Onde cada um dos sensores capta uma frequência diferente. Cada ligação química em moléculas orgânicas possui uma vibração e uma orientação unica. Assim, com todas as ligações mapeadas no aparelho é possível identificar e analisar o componente. Criando uma espécie de código de barras para cada composição.

A vantagem deste método é que bem sensível e bem fácil de ser miniaturizado, facilitando assim sua escalabilidade. Ele pode ser utilizado, futuramente, para fazer um sistema portátil de análise de medicamentos presentes no sangue. E com a ajuda de inteligência artificial é possível criar um banco de dados que serviria para consulta rápida, para detecção de substâncias minúsculas presentes em amostras complexas.

Para saber mais sobre moléculas e suas especificidades:

sciencedaily.com: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/06/180607141002.htm

site acessado em 13/06/2018