tecnologias laser revolucionarias ganharam o nobel de física 2018

No dia 2 de outubro foi anunciado o prêmio nobel de física, que foi divido entre o norte-americano Arthur Ashkin, pela invenção das pinças ópticas, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland, que são responsáveis pela geração de pulsos de laser ultra-curtos de alta intensidade, nos últimos 55 anos Strickland foi a primeira mulher a ganhar o prêmio.

Após a invenção do laser em 1959, Arthur Ashkin começou a testar a nova tecnologia em laboratório, ele percebeu que é possível usar a pressão da radiação do laser para empurrar bolinhas microscópicas, Ashkin também notou que além de serem empurradas na direção de propagação do laser, as bolinhas sofriam uma força que as atraiam para o centro do feixe. Alguns anos mais tarde Ashkin demonstrou como utilizar suas descobertas para criar uma pinça óptica, instrumento utilizado para prender um objeto microscópico em um ponto no espaço.

No mesmo período que Ashkin criou a pinça óptica, Gérard Mourou, com sua aluna de doutorado Donna Strickland trabalhavam em uma nova técnica para gerar pulsos de lasers curtos e de alta intensidade, a geração de luz laser acontece em uma reação em cadeia dentro de um material onde a presença de partículas de luz(fótons), estimula a geração de mais fótons, porém quando a potência do laser ultrapassa os gigawatts o material começa a ser destruído pela radiação.

Strickland e Mourou, conseguiram resolver o problema, com uma técnica chamada de amplificação de pulso chilreado, que consiste em usar um par de grades de dispersão, que estica o tempo do pulso do laser, reduzindo a potência para um valor que o material é capaz de tolerar, depois de amplificado o pulso passa por outro par de grades que o comprime no tempo, aumentando a sua potência. Com essa técnica é possível criar pulsos ultra-curtos com potência que ultrapassa a ordem de terawatts.

Para saber mais sobre o nobel de física 2018 acesse:

www.sbfisica.org.br: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/793-nobel-de-fisica-18-celebra-tecnologias-laser-revolucionarias

site acessado em 18/10/2018