Testando Buracos Negros

Buracos negros possuem grande atração gravitacional, e por conta disso seriam ótimos objetos de estudos de teorias como o da gravidade e a teoria geral da relatividade, com tudo, até hoje os pesquisadores se limitaram realizar testes em objetos astronômicos com menor massa, como o sol. Porém a colaboração “GRAVITY” realizou recentemente, testes em buraco negro, usando a luz emitida por uma estrela que orbita o Sagitário A*, sendo este um buraco negro que se encontra no centro de nossa galáxia.

Os cientistas conseguiram verificar repetidas vezes as previsões da gravidade da teoria da relatividade, a teoria não conseguiu explicar alguns aspectos do universo, como por exemplo: que a massa e a energia visível não são suficientes para explicar a expansão acelerada do universo. Encontrar violações dos princípios da teoria da relatividade pode ajudar a resolver tais aspectos que até então são incompreendidos.

Um desses princípios é a invariância de posição local, que diz que o resultado de uma medição não gravitacional de um objeto deve ser o mesmo independente de onde no espaço-tempo ela seja realizada, a equipe realizou testes para testar este fenômeno, para realização do teste a equipe rastreou a luz emitida por átomos de hidrogênio e hélio dentro da estrela S2 enquanto ela orbitava em Sagitário A*, o teste mostrou que a frequência aparente da luz mudou, quando a estrela se aproximou do buraco negro, e segundo a invariância de posição local, a mudança de frequência deve ser a mesma para todos os átomos. Os testes mostraram que isso realmente está correto.

Para saber mais acesse:

physics.aps.org: https://physics.aps.org/synopsis-for/10.1103/PhysRevLett.122.101102

site acessado em 21/03/2019