Truque para carregamento a distancia com wireless

Atualmente, se você não quer usar um cabo para carregar o telefone, basta apoiar o telefone numa base de carregamento sem fio. No futuro, não será preciso nem apoiar o telefone numa base. O principal empecilho para carregar algo a distancia é a dificuldade em transmitir energia suficiente até as baterias.

 

Cientistas acharam uma solução para o problema. Mandando ondas eletromagnética de um circuito de bateria (carregador) para interferir no campo eletromagnético de uma antena receptora (telefone), a eficiência da transferência melhora.

 

Foi possível fazer alguns testes com protótipos, porém a constância do carregamento não é suficiente. Sempre que alguma coisa passa entre o transmissor e o receptor ou alguma das partes se meche, o carregamento desacelera drasticamente.

 

A antena além de receber, também acaba emitindo radiação. Quando os 2 componentes se aproximam a radiação atrapalha. Para solucionar esse problema foi criado circuitos para ajustar esse erro, como capacitores e indutores. Apesar de amenizar o problema não o soluciona se houver mudanças drásticas de posição.

 

Agora, com uma onda auxiliar com frequência e amplitude específicas é possível ajustar o sistema sem a necessidade de circuitos adicionais.

 

Para saber mais sobre wireless e carregamento sem fio:

phys.org:https://physics.aps.org/articles/v11/33

sites acessados em 11/04/2018