UTFPR participa de pesquisa para desvendar os mistérios da força da luz

A luz exerce força sobre a matéria, porém até então não era possível saber de maneira precisa como essa interação ocorre, recentemente um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, entre eles o professor de Física do Campus Medianeira, Gustavo Vinicius Bassi Lukasievicz, em conjunto com pesquisadores do Canadá e Eslovênia, tentam descobrir com maior precisão como tal fenômeno ocorre.

Foi realizado um experimento onde um feixe de laser é apontado para um espelho que reflete cerca de 99,9% da luz, quando o laser atinge o espelho a superfície do mesmo é levemente deformada na região onde houve a colisão, causando assim ondas elásticas que se propagam pelo espelho, utilizando um sensor capaz de medir a deformação é possível medir as ondas e assim conseguir informações sobre a luz.

Até então ninguém tinha conseguido determinar com tanta precisão a força exercida pela luz em um sólido, isto porque essa força é tão pequena que ainda não havia equipamentos capazes de fazer tal medição.

Graças a esta pesquisa será possível aumentar a precisão na manipulação de objetos utilizando a luz, com o método chamado de pinça ótica, utilizado na biologia celular manipular objetos de ordem macrométrica e nanométrica.

Para saber mais acesse:

portal.utfpr.edu.br: http://portal.utfpr.edu.br/noticias/reitoria/divulgacao-cientifica/pesquisador-da-utfpr-desvenda-misterios-da-forca-da-luz

 

site acessado em 29/08/2018