1ª Reunião Anual dos Profissionais de Física

Nos dias 13 e 14 de fevereiro ocorreu a 1ª Reunião Anual dos Profissionais de Física na Universidade Tecnológica
Federal do Paraná (UTFPR) Campus Curitiba . O encontro, que contou com mais de uma centena de participantes, recebeu também a equipe de professores do departamento de física (DAFIS) de Ponta Grossa.

A Reunião tem o objetivo de promover a interação entre os pesquisadores da UTFPR, desenvolvimento de parcerias de projetos, a criação de laboratórios multiusuários nas áreas de especialidade dos pesquisadores, apresentar projetos as pró-reitorias de incentivo e infra-estrutura à pesquisa.

Durantes o evento, foram 64 trabalhados apresentados, nas áreas teóricas e experimentais. A Reunião também ofereceu mesas de discussão com temas variados. O DAFIS também contou com a participação do novo integrante do departamento, Prof. Dr. Luis Gustavo Vieira Gonçalves. Entre os trabalhos apresentados, seguem listados as contribuições dos professores do DAFIS.

 

  • Prof. Dr. Abel Dionisio Azeredo

[showhide type=”post1″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: Efeitos de polarização no espalhamento elástico de elétrons por moléculas.

Resumo: : Investigamos a influência dos efeitos de polarização do alvo nas seções de choque do espalhamento elástico de elétrons por moléculas, onde utilizamos o método multicanal de Schwinger com pseudopotenciais. Iniciamos a investigação na aproximação estático-troca e os resultados são comparadas com medidas experimentais. Processos de colisão de elétrons com moléculas ganharam maior importância após a descoberta de que moléculas de DNA sofrem danos, na forma de quebra das fitas simples e dupla, devido a colisões com elétrons “secundários”, de energias na faixa de 1 à 20 eV., gerados pelo decaimento de uma ressonância (que pode ser de forma, Feshbach ou de caroço-excitado), causada a partir da interação do DNA com radiações ionizantes (raios X, β, γ). Em processos de colisão elétron-molécula, a ressonância representa um estado ligado temporário do íon molecular negativo. Para obter a posição correta das ressonâncias é crucial que os efeitos de polarização do alvo sejam incorporados nos cálculos das seções de choque. Recentemente pudemos investigar a influência dos efeitos de polarização do alvo nas seções de choque diferenciais e integral para colisões de elétrons de energias entre 0,1 à 30 eV. com moléculas de CF3Cl, CF2Cl e CFCl3. Tais resultados podem ser acessados clicando aqui.

[/showhide]

  • Prof. Dr. José Ricardo Galvão

[showhide type=”post2″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: Medida da constante dielétrica.

Resumo: A linha de pesquisa descrita envolve a construção e caracterização de um sensor capacitivo para caracterizar amostras de óleo vegetal e mineral por meio da medida da constante dielétrica. Técnicas complementares são utilizadas para correlacionar as medidas obtidas com o resultado de análises físico-químicas.

Produções relacionadas: STEVAN JR, S. L.; GALVAO, J. R.; PAITER, L. Empirical Correlation Between Saturation and Dielectric Properties for Vegetal Oils Rating. Revista IEEE América Latina. , v.13, p.2114, 2015.

PAITER, L.; GALVÃO, J. R.; STEVAN JUNIOR, S. L. Estudo empírico da degradação de óleo de soja correlacionado com a sua constante dielétrica utilizando um sensor capacitivo. Matéria (UFRJ). , v.20, p.392, 2015.

JUNIOR, S.; PAITER, L.; GALVÃO, J.; ROQUE, D.; CHAVES, E. Sensor and Methodology for Dielectric Analysis of Vegetal Oils Submitted to Thermal Stress. Sensors (Basel), v.15, p.26457, 2015. GALVÃO, J. R.; STEVAN, S. L.; PAITER, L.

Patente: Privilégio de Inovação. N. do registro: BR1020160127033, título: “DISPOSITIVO DE ANÁLISE DE ÓLEOS VEGETAIS COMESTÍVEIS PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE E DESTINAÇÃO”, Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 03/06/2016

[/showhide]

  • Prof. Dr. Mario Jose Van Thienen da Silva

[showhide type=”post3″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: Processamento de Sinais Sonoros e Fonética Forense.

Resumo: Desenvolvemos estudos em fonética forense com iniciação científica englobando 06 acadêmicos dos cursos de: Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. Optamos pela análise dos principais softwares utilizados no mercado, sendo produtos livres e também pagos. Nossa análise aponta com melhor opção de trabalho pelo Adobe Premiere Pro e com software livre tivemos melhor qualidade de trabalho com Avidemux e Cinelerra. As primeiras atividades desenvolvidas estão relacionadas com análise de áudios e vídeos simples, sem a presença de muitos ruídos, pois assim, nos capacitamos de forma mais adequada com a gama de ferramentas disponíveis. Na segunda etapa passamos para a análise de situações cotidianas de laboratórios de ensino de física, para assim, podermos colocar em prática a utilização das ferramentas de limpeza e análise dos áudios e vídeos. Os conceitos físicos trabalhados são: Fenômenos ondulatórios; Ondas sonoras e sua representação gráfica; Ondas complexas e o Teorema de Fourier; Medidas da velocidade, pressão, intensidade e energia sonoras; Transmissão do som; Ressonância nos tratos oral e auditivo; Bases físicas da fonação; Ruídos: conceitos, efeitos e controle e como complemento trabalhamos também com: Acústica fisiológica; Psicoacústica; Bases físicas da audição; Processamento digital do som.

[/showhide]

  • Prof. Dr. Romeu Miqueias Szmoski

[showhide type=”post4″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: Estudo de polímeros, novas tecnologias aplicadas ao ensino de física e caos espaço-temporal.

Resumo: Atualmente participo de dois grupos de pesquisa, o GESFA (Grupo de Estudos de Física Aplicada da UTFPR) e o GDNLSC (Grupo de Dinâmica não Linear e Sistema Complexos da UEPG). No primeiro, estudamos polímeros alternativos para impressao 3D, a inserçao de novas tecnologias e o desenvolvimento de equipamentos de baixo custo para o ensino de física. Além dos integrantes do grupo, colaboram nesta linha dois pesquisadores externos, um da UEPG e outro da UEM. As amostras de polímeros produzidas foram caracterizadas usando DRX, FT-IR e DSC, no CLABMU da UEPG, e por ensaios mecânicos e OPC realizadas na UTFPR . Resultados parciais foram apresentados em encontros de pesquisas pelos alunos de IC envolvidos. Já na área de ensino, tem sido proposta a utilizaçao da plataforma Arduino e do software Tracker para coleta e tratamento de dados bem como tem sido desenvolvidos/reproduzidos diversos experimentos de física moderna com materiais de baixo custo. Por último, no GDNLSC o foco é sobre o comportamento dinâmico exibido por sistemas espacialmente estendidos e criptografia baseada em caos. Uma colaboração importante nesta linha vem do pesquisador Murilo S. Baptista da Universidade Aberdeen da qual resultou o trabalho “Chaotic, informational and synchronous behaviour of multiplex networks” publicado recentemente na Scientific Reports da Nature.

[/showhide]

  • Profa. Dra.Daniele Toniolo Dias Ferreira Rosa

[showhide type=”post5″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: Apresentação do Laboratório multiusuário de Propriedades Termo-Ópticas (LAPTO).

Resumo: Criado em 2013, o Laboratório multiusuário de Propriedades Termo-Ópticas (LAPTO) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa é um laboratório de pesquisa para investigação teórica e caracterização não destrutiva de propriedades térmicas, ópticas e morfológicas de materiais sólidos, semi-sólidos e líquidos, opticamente transparentes, opacos ou absorvedores. Os trabalhos desenvolvidos são focados no desenvolvimento e desempenho de materiais. O caráter multidisciplinar das técnicas fotoacústicas, utilizadas neste laboratório, permite que as mesmas sejam compartilhadas por pesquisadores de diversas áreas. A Espectroscopia Fotoacústica possibilita o monitoramento de espectros durante o período de processamento da amostra, sendo possível detectar impurezas no material ou determinar a energia de gap em um material semicondutor. Como técnica de caracterização térmica o efeito fotoacústico permite o estudo de como a difusão térmica é afetada por um determinado tratamento da amostra ao explorar as medidas de difusividade térmica em função de parâmetros, tais como, defeitos, grau de cristalinidade, impurezas e efeitos na microestrutura. Dentre os materiais atualmente estudados destacam-se: semicondutores, ferramentas de metal duro, intermetálicos, polímeros de diversas aplicações, corantes industriais, biofilmes e materiais odontológicos.

[/showhide]

  • Prof. Dr. Ezequiel Costa Siqueira e Ma. Rosiane Antunes dos Santos

[showhide type=”post6″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: Transporte Quântico em Nanoestrutura híbridas supercondutoras/ferromagnéticas.

Resumo: Sistemas híbridos supercondutores/ferromagnéticos têm sido objeto de muitos trabalhos, téoricos e experimentais, devido à possibilidade de se analisar a correlação entre graus de liberdade de spin e de carga. O entendimento dessa correlação é fundamental para se construir uma eletrônica de spin (spintrônica), onde o spin é utilizado como unidade básica de informação. Além de carregar informação de modo equivalente à carga elétrica, o spin apresenta outras vantagens como maior tempo de relaxação e a possibilidade de ser manipulado por campos magnéticos. Dentro deste contexto, temos desenvolvido trabalhos analisando a corrente elétrica como função da polarização do metal ferromagnético e das reflexões de Andreev na interface com o material supercondutor. A presença de pontos quânticos na interface entre os metais também têm sido considerada, onde o transporte ocorre por meio de um fluxo discreto de cargas. Os pontos quânticos funcionam como átomos artificiais, cujo espectro e ocupação eletrônica podem ser controlados por parâmetros externos como campos magnéticos e potenciais elétricos. Temos demonstrado que é possível manipular o spin do elétron dentro do ponto quântico por parâmetros externos , sistemas com condutância diferencial negativa e ainda a possibilidade de chaveamento de correntes elétricas de modo similar a usada em dispositivos eletrônicos convencionais.

[/showhide]

  • Profa. Dra. Maria Selia Blonski

[showhide type=”post7″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: ANÁLISE DE PIGMENTOS EM OBRAS DE ARTE UTILIZANDO UM SISTEMA PORTÁTIL EDXRF.

Resumo: A técnica de fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDXRF), por ser uma técnica multi elementar e não destrutiva, vem sendo muito utilizada na análise in situ de obras de arte e arqueometria. Neste trabalho usou-se um equipamento portátil de fluorescência de raios X do LFNA/UEL para medidas de pigmentos em adereços de madeira da Igreja da Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo-SP. O sistema portátil de fluorescência de raios X é constituído por um tubo de raios X com anodo de Ag, um detector do tipo Si-PIN, cadeia de eletrônica nuclear padrão de espectrometria de raios X, multicanal 8K, palm top, note book e um sistema mecânico especialmente projetado para o posicionamento do detector e do tubo de raios X. Nas análises realizadas no púlpito (região dourada), verificou-se os elementos K, Ca, Ti, Fe, Cu e Au. Nesta região a quantidade de Au medida foi quase o dobro em relação ao Cu. Em uma mancha dessa região, que foi restaurada mais recentemente, verificou-se a ausência de Au e uma grande quantidade de Cu. Por outro lado, a análise das razões das intensidades das linhas K /K ou L /L nas áreas medidas permitiu explorar a possibilidade de medir as estratigrafia das camadas dos pigmentos.

[/showhide]

  • Profa. Dra. Rozane de Fátima Turchiello Gómez

[showhide type=”post8″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: Nanofluidos (nanopartículas de ouro, prata e cobre em fluidos base) como líquido de arrefecimento.

Resumo: Na linha de pesquisa sobre nanofluidos o objetivo é a produção e caracterização de nanopartículas metálicas e a incorporação em diferentes fluidos base. A caracterização das propriedades físicas e de transporte desses nanofluidos será estudada para a sua utilização como líquidos de arrefecimento. Para atingir esse objetivo serão produzidas nanopartículas metálicas (ouro, prata e cobre) que serão incorporadas em diferentes fluidos base. As nanopartículas serão produzidas por síntese química seguindo diferentes rotas, sendo cada uma delas particular para o tipo de material utilizado. A caracterização física em relação à composição e estrutura das nanopartículas será realizada por meio da técnica de Difração de Raio-X, utilizando o Laboratório Multiusuário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A caracterização em relação à viscosidade será realizada por meio de um viscosímetro e a caracterização em relação à condutividade térmica será por meio da técnica denominada de Zscan ou Varredura-z, explorando o fenômeno denominado Lente Térmica, equipamento pertencente ao Grupo de Fenômenos Fototérmicos em Fluidos Complexos (GFFFC) da UEPG. Estão envolvidos nesse projeto alunos de IC, TCC e alunos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), da UTFPR, Câmpus Ponta Grossa.

[/showhide]

  • Prof. Dr. Adriano Doff Sotta Gomes

[showhide type=”post9″ more_text=”Mostrar” less_text=”—“]

Título: O Modelo Padrão e Novos Cenários em Modelos de Technicolor.

Resumo: O Modelo Padrão é uma teoria que explica as partículas e as forças fundamentais conhecidas, até a escala de energia que temos tido acesso nos aceleradores de partículas atuais. Entretanto, existem argumentos que nos fazem crer que o Modelo Padrão deva ser considerado uma teoria efetiva, válida a baixas energias, de uma teoria mais completa, uma vez que muitas questões fundamentais não podem ser respondidas dentro do nosso atual conhecimento a respeito da física das partículas elementares. No Grupo de Pesquisa, Física das Partículas Elementares e Novas Interações na Escala de TeVs, criado em 2007, a nossa principal linha está relacionada ao estudo de novas interações e modelos que poderiam levar a explicação do mecanismo que promove a quebra da simetria eletrofraca no Modelo Padrão. Em particular, desenvolvemos duas áreas de pesquisa correlatas em paralelo, em que exploramos cenários onde a massa das partículas do Modelo Padrão é implementada via efeitos oriundos da quebra dinâmica de simetria, uma lista resumida dos últimos 3 anos de publicações é apresentada na sequência.

[/showhide]

  • Os trabalhos podem ter sido realizado com parcerias, sendo listados neste caso apenas o nome do professor do DAFIS. Acesse clicando o Caderno de Resumos.