Os superfluidos, são líquidos capazes de escoar sem dissipar nenhuma energia, sendo esta, uma característica muito importante em condensados de Bose-Einstein. Um condensado de Bose-Einstein é uma amostra gasosa que é confinado em temperaturas próximas de zero absoluto.
Ao ser chacoalhado os superfluidos geram ondulações, chamadas de ondas de Faraday. Porém a medida que a frequência do chacoalhar diminui, o padrão das ondas se fragmenta em grãos de tamanho irregulares. Recentemente um grupo de pesquisadores conseguiram pela pela primeira vez explicar a granulação do superfluido.
A equipe “chacoalhou” o fluido de duas maneiras diferentes, a primeira maneira consiste em oscilar o próprio potencial elétrico que aprisiona os átomos, e a segunda variando a interação entre os átomos de lítio, usando um campo magnético.
Os pesquisadores concluíram que a teoria de campo médio não é suficiente para descrever a transição das ondas de Faraday para o processo de granulação. Ao aplicar a teoria de múltiplos orbitais, foi possível chegar em resultados mais próximos dos observados no laboratório.
Para saber mais acesse:
sbfisica.org.br: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/907-estudo-explica-como-fluido-quantico-se-fragmenta-em-graos