Mostrando que a Massa do antineutrino e irrelevante em cálculos de decaimento beta

Um antineutrino possui uma massa muito menor a de um elétron, por conta disso os modelos utilizados para calcular o decaimento beta negativo geralmente assumem que a massa do antineutrino é irrelevante. Alguns físicos de instituições da Bahia e Argentina realizaram análises quantitativas do efeito que a massa do antineutrino tem no cálculo da taxa de decaimento nuclear beta negativo, com o objetivo de verificar se o fato de considerar a massa do antineutrino como desprezível pode estar de alguma forma gerando resultados errôneos.

Para realizar a análise a equipe utilizou um modelo conhecido como teoria grossa, este modelo é utilizado em estudos que envolvem o decaimento beta negativo. Foram realizados cálculos para 94 elementos químicos com massa atômica entre 46 e 70, e foi mostrado que a massa do antineutrino altera os resultados em no máximo uma parte por mil, mostrando assim que realmente o efeito é irrelevante.

Para saber mais acesse:

sbfisica.org.br: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaques-do-bjp/1039-calculos-de-decaimento-beta-confirmam-efeito-desprezivel-da-massa-do-antineutrino