Novas Formas de Armazenar Informações Quânticas

Na computação clássica a capacidade de armazenamento de dados é escalonada aumentando a quantidade de bits que o sistema contém, da mesma forma a computação quântica pode ter o armazenamento aumentado com o acréscimo de qubits ao sistema. Com tudo na computação quântica há outras possibilidades de aumentar o armazenamento de dados, graças a superposição quântica. Como por exemplo, é possível armazenar os dados usando um padrão de conexões em uma rede parecida com a maneira que o cérebro humano armazena informações, pode-se alcançar isso usando o spin-wave multiplexing.

Kevin Cox está trabalhando em um sistema para onde os dados serão “pintados” em uma “tela” de átomos, junto com seus colegas Kevin propôs criar uma plataforma onde as excitações quânticas são armazenadas em formas de spin waves em um conjunto de átomos em uma cavidade óptica. Os pesquisadores conseguiram “imprimir” um conjunto de um milhão de átomos com uma spin wave.

Para fazer isso os pesquisadores estimularam os átomos usando dois raios laser, conseguindo encaixar até quatro spin waves diferentes na cavidade, os pesquisadores afirmam que com o aprimoramento da técnica será possível armazenar até 100 spin waves independentes.

Para saber mais acesse:

physics.aps.org: https://physics.aps.org/synopsis-for/10.1103/PhysRevLett.123.263601

Site acessado em 16 de janeiro de 2020.