Investigando as Origens Quânticas da Causalidade

As leis da física em nível fundamental parecem não proibir da seta do tempo fluir no sentido contrário, ou seja, eventos do futuro influenciando em eventos do passado, porém para as leis da teoria de campos isso é incorreto,

Nebezes e John Donoghue, publicaram um artigo na Physical Review Letters onde mostram o conceito de seta de causalidade e demonstram a sua presença na teoria quântica de campos.

As relações de causa e efeito da teoria da relatividade restrita são impostas à teoria quântica de campos definindo o valor do “comutador de operadores de campo separados por uma distancia do tipo espaço” igual a zero. O que Donoghue e Menezes mostram no artigo é que esta definição não distingue o que é passado de futuro. A seta de causalidade surge em uma etapa seguinte da formulação, ao definir os operadores de propagação.

Em algumas situações especiais a seta de causalidade pode ser violada, quando as fórmulas das interações fundamentais entre as partículas apresentam termos incomuns e dependem de derivadas de ordem superior.

As teorias de gravitação quântica apresentam uma incerteza na seta de causalidade na escala de Planck. Apesar de a incerteza causada por essas teorias desaparecerem na escala macroscópica, estudar seus efeitos pode ser interessante para entendermos mais as condições do início do Universo.

Para saber mais acesse:

sbfisica.org.br: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/991-estudo-investiga-origens-quanticas-da-causalidade

Site acessado 27/11/19