Novos experimentos com computadores quânticos de átomo neutro

Na tentativa de construir um computador quântico realmente funcional, os pesquisadores acabam explorando vários métodos diferentes, como, por exemplo, abordagem que usa átomos neutros, através dessa abordagem é possível criar um sistema escalável, porém a fidelidade quântica deixa a desejar quando comparado com outras arquiteturas. No entanto, o pesquisador Harry Levine, da Universidade de Harvard junto com seus colegas estão aproveitando as melhorias recentemente desenvolvidas para o controle de átomos de estado de Rydberg para demonstrar um computador quântico de átomo neutro com fidelidade comparável a das arquiteturas concorrentes.

Os pesquisadores conseguiram realizar operações de lógica quântica usando grupos de dois ou três átomos de rubídio espaçados estreitamente e mantidos individualmente em pinças ópticas. Quando um dos átomos é excitado por um lazer para um estado de Rydberg(estado onde o elétron mais externo é altamente energizado) os átomos se enredam, essa transição impede que os vizinhos do átomo sejam energizados ao mesmo tempo, sendo esta uma característica essencial para a criação de portas lógicas com 2 ou mais bits quânticos. O fato de ser capaz de hospedar portas multibit mostra que essa plataforma pode ser eficiente para implementação de alguns algorítimos quânticos.

Por enquanto os pesquisadores manipularam uma fileira de cinco grupos de dois átomos simultaneamente, porém acreditam não haver barreiras para expandir a configuração e conseguir criar redes de centenas de qubits.

Para saber mais acesse:

physics.aps.org: https://physics.aps.org/synopsis-for/10.1103/PhysRevLett.123.170503

Site acessado em: 31/10/2019