Novo recorde de transmissão de informação quântica

Como informações quânticas não podem ser copiadas, não é possível transferi-las através de uma rede clássica, as informações quânticas só podem ser transferidas através de partículas quânticas, e isso é um impeditivo para o surgimento de uma futura “internet quântica”.

Recentemente uma equipe conseguiu alcançar um recorde em relação a transferência de emaranhamento quântico entre matéria e luz, conseguindo bater uma distância de 50 quilômetros através de cabos de fibra ótica. Segundo os pesquisadores essa já é uma distância prática para construir redes quânticas entre cidades.

Para conseguir realizar este feito os pesquisadores prenderam em uma armadilha de íons um átomo de cálcio, e usando lasers escreveram um estado quântico nele, e em seguida excitaram o mesmo para emitir um fóton onde a informação quântica esta contida, sendo assim o estado quântico do átomo e da partícula de luz estão emaranhados. O desafio real é transmitir a partícula através de um cabo de fibra óptica, porém os pesquisadores constataram que rapidamente a partícula é absorvida pelo cabo pois tem um comprimento de onda pequeno. Usando um cristal não linear iluminado por um laser a equipe consegue converter o comprimento de onda da partícula para um valor ideal para viagens de longa distância. As medições indicam que após percorrer o cabo de fibra óptica o átomo e a partícula de luz ainda estão emaranhados, mesmo após passar pela conversão do comprimento da onda.

Para saber mais acesse:

phys.org: https://phys.org/news/2019-08-entanglement-km-optical-fiber.html

Site acessado em 01/09/2019