Teoria da relatividade confirmada mais uma vez

Recentemente a colaboração entre LIGO e Virgo conseguiram registrar pela primeira vez ondas gravitacionais provenientes de um sistema binário de estrelas de Newton, graças a esses registros foi possível testar a teoria da relatividade geral e teorias alternativas em um sistema binário no regime gravitacional forte, com presença de matéria. Segundo os pesquisadores a teoria da relatividade geral continua a passar nos testes.

A comparação entre a teoria da relatividade geral e as teorias alternativas é feita utilizando uma série de dados registrados por LIGO e Virgo para estimar algumas grandezas, conhecidas como coeficientes pos-newtonianos, cada teoria prevê valores diferentes para esses coeficientes, o estudo recente obteve faixas para esse coeficiente com 90% de confiabilidade, sendo que todos os valores obtidos são compatíveis com os previstos pela teoria da relatividade geral.

A teoria de Einstein empoem limites para a existência de alguns fenômenos, como por exemplo, a relatividade geral diz que as ondas gravitacionais não possuem um componente de dipolo, ao realizar testes com os dados das ondas gravitacionais da espiralação das estrelas, os pesquisadores conseguiram mostrar que a teoria mais uma vez está certa. Também foram encontrados limites na dispersão modificada das ondas gravitacionais, que testa a possibilidade do graviton (partícula associada à interação gravitacional) ter massa.

Os testes realizados também mostraram resultados favoráveis a previsão da relatividade geral onde as ondas gravitacionais possuem apenas duas polarizações possíveis.

Para saber mais acesse:

www.sbfisica.org.br: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/957-teoria-da-relatividade-geral-confirmada-mais-uma-vez-com-ondas-gravitacionais

Site acessado: 15/09/2019