Pesquisadores criam motor quântico usando estado de temperatura negativa

Uma equipe de pesquisadores brasileiros mostraram como uma máquina com tamanho de um átomo pode ultrapassar os limites da termodinâmica clássica, usando um conceito chamado de temperatura negativa.

Para realizar os experimentos os pesquisadores manipularam os spins de moléculas de clorofórmio fazendo com que a dinâmica reproduzisse o ciclo otto, que é o clico dos motores a combustão tradicionais. Os motores atômicos conseguiram trabalhar com estado de temperatura negativa, os resultados que a equipe apresentou mostra que os motores quânticos preparados desta forma conseguiram transformar energia térmica em trabalho com uma eficiência impossível de alcançar por um motor clássico.

Os pesquisadores usaram o núcleo do carbono das moléculas de clorofórmio como uma máquina térmica e os núcleos de hidrogênio como reservatório térmico. Ao variar o tempo de compressão e expansão do ciclo otto chegaram a conclusão que quanto mais rápido for as etapas, maior será o rendimento.

Para saber mais acesse:

sbfisica.org.br/: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/960-motor-quantico-ultrapassa-eficiencia-classica-com-temperatura-efetiva-negativa

Site acessado em: 27/09/2019